XXVII CENÁCULO DIOCESANO DA RCC REUNIU 3 MIL FIEIS EM VÁRZEA PAULISTA .

No ano em que a Renovação Carismática Católica celebra seu Jubileu de Ouro no mundo , cerca de 3 mil fieis participaram , no domingo , dia 30 de julho , do XXVII Cenáculo Diocesano do movimento, na cidade de Várzea paulista –SP.

O Encontro que aconteceu na Arca da Aliança Mãe da Divina Providência , Paróquia Cristo Redentor , teve como tema “Com Maria , retornaremos ao Cenáculo” , um convite para entrar novamente na sala do cenáculo . Por volta das 6:30hs da manhã , muitos fiéis chegavam em caravanas , vindos das onze cidades que compõem a Diocese , expressando um grande contentamento pela atualização de pentecostes em suas vidas , cheios de expectativas para tudo o que iriam viver durante o dia.

Padre Alberto Gambarini , da diocese de Campo Limpo , São Paulo-SP , foi o pregador do evento e o nosso Bispo Diocesano , Dom Vicente Costa , presidiu a Santa Missa de encerramento , no fim do dia .

O evento começou às 7:30hs , com o terço da Misericórdia , conduzido por membros do ministério de intercessão e logo em seguida aconteceu o momento de animação , acolhida aos participantes e a oração da manhã , conduzida por Luiz Felipe Cuberos , representante das novas comunidades no conselho diocesano da RCC Diocese de Jundiaí.

Luis Felipe convidou todos a pedirem a intercessão da Virgem Maria , colocando-se no seu colo de Mãe , pedindo a sua ajuda para que ela passasse a frente de todas as situações e os apresentasse a Jesus .

Ainda dentro desse momento Mariano, Luis Felipe convidou a coordenadora diocesana do movimento, Tatiana Ribeiro Coraine , e juntos realizaram um belo gesto através da dinâmica do abraço de Mãe , onde todos puderam se abraçar mutuamente e sentir o carinho materno de Maria e viver a unidade cristã .

Tatiana Coraine, ao acolher os fiéis , comentou que como o papa Francisco nos lembra, a Renovação Carismática Católica é uma corrente de graças , que não se limita ao movimento eclesial , mas que integra as novas comunidades e todas as expressões carismáticas .

Padre Alberto Gambarini realizou três pregações . Na primeira , ele desenvolveu o tema : “ Retornar ao primeiro amor (Voltar a Nazaré)” . Antes de começar sua pregação , o sacerdote falou da alegria de estar em nossa diocese. Ele lembrou que nasceu em Jundiaí e que foi batizado na Catedral Nossa Senhora do Desterro , quando ainda não era Igreja Matriz.

Ainda na parte da manhã o sacerdote realizou sua segunda pregação com o tema “Vivendo um Perene Pentecostes (Atos dos Apóstolos 1,8). Ele lembrou que “Batismo no Espírito Santo” não é algo qualquer e sim um início de vida espiritual. Destacou que trata-se da transformação da água para o vinho. Recordou ainda que não é um novo sacramento . “ Ele reaviva aquilo que já existe em mim e não estou usando” disse.

Finalizando , ele lembrou que “Vinde a mim é a primeira palavra que Jesus dirige à nós e a segunda é Ide, pois começa a nossa missão. Como diz o papa Francisco , cada batizado é chamado a salvar o mundo” , concluiu.

Em sua última pregação, no início da tarde, padre Alberto Gambarini levou os fiéis a refletirem sobre o tema “Jubileu : Onde chegamos e para onde o Espírito Santo quer nos levar?”. “Deus quer que tiremos o Espírito Santo do Congelador e coloquemos fogo em nossa vida. O fogo abrasa e o Espírito Santo nos dá vida no Senhor. Deus não deu sua graça para ficar trancada (Atos 2,14 )” comentou.

Ele disse ainda que “O risco é perdermos o ardor e voltar a torre de babel , pois o verdadeiro Pentecostes procura mergulhar à todos no verdadeiro amor de Jesus” concluiu.

MOMENTO ECUMÊNICO.

Como pede o papa Francisco, a Renovação tem procurado promover a unidade não só dentro da Igreja Católica , mas também com os irmãos de outras denominações cristãs . Tanto que antes da celebração Eucarística, houve um momento ecumênico que contou a participação de padre Milton Rogério Vicente (assessor eclesiástico do movimento na diocese de Jundiaí) , Huanderson Silva Leite , da Diocese de Campo Limpo ( Representante da RCC do Estado na promoção do diálogo ecumênico) , Pastor Efigênio Pereira dos Santos e sua esposa, Pastora Lucialda Cardoso ( Ambos do Ministério Videira , da cidade de Barueri-SP) e Tatiana Coraine Ribeiro, coordenadora diocesana da RCC .

Huanderson disse que a confusão de línguas da “torre de Babel” é desfeito em pentecostes onde todos puderam se entender . Ele destacou a importância do amor no processo de unidade entre os cristãos , pois há muito tempo somos chamados a viver em comunhão.

Huanderson , que juntamente com o Pastor e sua Esposa , vieram especialmente para participar deste momento , afirmou que muitas vezes atacou evangélicos em suas pregações e a partir da consciência do que nos une , mudou sua postura. “É tempo de promovermos a unidade e não de sairmos à caça as bruxas para saber quem é o culpado pela divisão” .

Já o Pastor Efigênio relatou que por muito tempo, também perseguiu os católicos em suas pregações feitas na porta de igrejas durante as missas , porém tocado pela passagem de João 17 que nos exorta a sermos um em Cristo , e movido pelo Espírito Santo que lhe revelou que estava errado , iniciou um processo de aproximação com alguns irmãos católicos , com os quais hoje trabalha no sentido de promover a unidade.

Juntamente com padre Milton e Tatiana Coraine , conduziram um momento de oração pela Unidade dos cristãos . Tatiana agradeceu padre Milton que a incentivou a realizar este momento. Ao final , todos se abraçaram e agradeceram a Deus pedindo o dom da unidade.

CENÁCULO KIDS

Paralelamente ao XXVII cenáculo diocesano, aconteceu o cenáculo kids, conduzido pelo ministério para crianças , que não só deu apoio e cuidou dos filhos dos participantes , mas os evangelizou.

De acordo com Islaine Cristina Ferreira da Silva , representante diocesana do ministério , “houve dois ambientes de evangelização. O apoio aos pais e a sala com os maiores. Ao todo tivemos cerca de 80 crianças” informou .

Ainda segundo ela , “no período da manhã trabalhou-se o tema do ano jubilar que a Renovação tem usado como direcionamento em todo país : O Espírito santo descerá sobre ti , com um momento profundo de oração com nossa senhora. Logo em seguida realizamos como atividade , um oratório para nossa senhora de Pentecostes”comentou.

Ainda de acordo com a representante do ministério para crianças na diocese , “ à tarde trabalhamos o batismo no Espírito Santo, onde todas as crianças puderam receber oração e passar pelo chuveiro do Espírito ”disse .

“Foi uma bênção, pois os evangelizadores de toda a diocese se empenharam para que a vontade de Deus acontecesse junto às nossas crianças”, concluiu.

GESTO CONCRETO

Os participantes também   doaram um quilo de alimento não perecível , como gesto concreto , que através da mobilização do ministério de promoção humana do movimento , distribuiu os mantimentos arrecadados , para irmãos que precisavam  de ajuda .

SANTA MISSA

O cenáculo foi encerrado com a Santa Missa presidida pelo Bispo diocesano, Dom Vicente Costa e concelebrada pelos padres Anderson Ricardo(Paróquia Cristo Redentor, acolhedora do evento ); Eduardo Tocachelo(Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro-Santana de Parnaíba ); Marcos Adriano Paulino (Paróquia São Sebastião-Itupeva) Milton Rogério Vicente e André Monteiro (Paróco e vigáio respectivamente da Catedral Nosssa Senhora do Desterro); Alberto Gambarini( Santuário Nossa Senhora dos Prazeres , Diocese de Campo limpo) ; e os diáconos permanentes Húdele fabrício da Silva(Paróquia Nossa Senhora da Piedade ) ; Irvando Luis Ferreira Silva e José Dos Santos( Ambos da Paróquia Cristo Redentor) .

Logo no início , padre Anderson Ricardo acolheu o Bispo , os padres e toda a renovação carismática e disse que era uma grande alegria tê-los em sua paróquia. Dom Vicente disse que estava feliz em presidir a missa de encerramento do cenáculo , especialmente neste ano do jubileu de ouro do início do movimento.

Em sua homilia , Dom Vicente frisou que é importante voltar ao cenáculo para renovar a cultura de pentecostes , para que aquele momento não seja esquecido , mas sim atualizado constantemente .

Refletindo as passagens da liturgia , Dom Vicente , como de costume , destacou três pontos em seu sermão . Primeiro falando da leitura do livro de Reis 3,5.7-12, destacou a importância de saber escolher , como fez o rei Salomão que escolheu a sabedoria . “Como Salomão não devemos pedir riquezas , poder...mas sim sabedoria , e essa é a decisão que devemos tomar como cristãos batizados .

Como segundo ponto , ele destacou o evangelho (Mateus 13,44-52) que narra duas parábolas falando da importância do reino de Deus . Segundo o bispo , o evangelho nos mostra que a decisão correta é escolher Jesus Cristo , o nosso tesouro , como fez o homem que encontrou um tesouro escondido no campo .  Ele lembrou que “ o cristão precisa seguir Jesus com alegria, não como um peso , um fardo. Jesus é o maior tesouro a maior riqueza pela qual devemos dar a vida e devemos segui-lo como discípulos apaixonados , missionários fervorosos.

No terceiro ponto, Dom Vicente exortou os fiéis a entenderem que decidir por Cristo é tomar a decisão mais importante de suas vidas , pois dessa decisão depende a nossa salvação .“ É necessário optar em primeiro lugar pelo reino de Deus . Quando optamos por Jesus , todo o resto vem para o bem (Até os sofrimentos , os problemas podem nos santificar , nos enriquecer..), finalizou .

Antes do término da celebração Eucarística, Dom Vicente convocou os carismáticos à ajudarem na evangelização em suas paróquias, especialmente nas santas Missões que vêm sendo realizadas em toda Diocese . “Que o Espírito Santo de Sabedoria nos faça abrir mão de tudo e escolher o maior Tesouro, que é Jesus. Não guardemos essa alegria só para nós, vamos anunciar o evangelho à tantas pessoas que não conhecem ou se afastaram de Jesus , para que elas venham a descobrir esse grande tesouro, exortou Dom Vicente .

SEMINARISTAS

O cenáculo, também teve a participação de alguns seminaristas . Eduardo Augusto, o Belão , representante dos seminaristas no conselho da RCC em nossa diocese, fez um balanço da participação deles no Renasem Estadual , retiro para seminaristas, que possuem a espiritualidade da RCC, que aconteceu em julho na cidade de São José dos Campos , no vale do Paraíba.

Ele agradeceu o apoio dado pela Renovação Carismática da Diocese para que cerca de 14 seminaristas participassem do encontro e destacou a consciência dos seminaristas , que tem a espiritualidade do movimento, mas que estão sendo formados padres para a Igreja.

AGRADECIMENTOS

Antes da benção final , Tatiana, agradeceu o Bispo , os padres , os diáconos, os membros da paróquia que acolheu o evento , e todo o povo da diocese que atendeu ao chamado para “com Maria retornar ao Cenáculo”.

Para ela , o cenáculo foi maravilhoso... especialmente neste ano Jubilar, em que celebramos 50 anos da RCC e 50 anos de nossa querida Diocese, quando as graças de Deus são abundantes sobre nós. “Vivemos momentos intensos de oração, Louvor e batismo no Espírito Santo, para que sejamos verdadeiros cristãos, testemunhas da Cultura de Pentecostes”.

Tatiana frisou que “todos os momentos foram muito significativos e especiais, mas ter a presença de nosso querido bispo Dom Vicente Costa, alegra muito nosso coração e nos anima a continuarmos cumprindo nossa missão: Discípulos apaixonados e missionários fervorosos...Vem Espírito Santo”, concluiu.

Ministério de Comunicação Social - RCC Diocese de Jundaí.

Compartilhe em suas redes sociais