SEMINARISTAS DE NOSSA DIOCESE PARTICIPAM DO RENASEM EM VITÓRIA-ES.

Entre os dias 09 e 13 de janeiro , dentro do ano jubilar em que a Renovação Carismática Católica celebra seus 50 anos ,  aconteceu na Arquidiocese de Vitória , no Espírito Santo, a 37ª Edição do Retiro Nacional para Seminaristas, “o RENASEM do Jubilo”. Entre os 264 participantes, 53 eram do Estado de São Paulo e desses, 7 eram da Diocese de Jundiaí.

A Renovação Carismática Católica (RCC) , na Diocese de Jundiaí , sempre contou com a participação de seminaristas nos retiros organizados pelo Ministério para Seminaristas, seja o Retiro Nacional, que acontece  em janeiro, ou o Retiro Estadual, em meados de julho.

De acordo com Eduardo Augusto Belão, coordenador do ministério para seminaristas na diocese, o RENASEM é importante na vida do seminarista que participa e vive a espiritualidade da RCC , pois é um momento dentro da formação sacerdotal em que ele pode se reabastecer da espiritualidade na qual  foi gerado, e na qual, muitas vezes ele se encontrou com Deus.

“O que trazemos desse Retiro para nossa vida aqui em Jundiaí é a liberdade e a confiança em Deus. Voltamos mais animados para nos encontrarmos no seminário para rezarmos juntos, e vivermos a ação do Espírito Santo em nossas vidas, vivendo todos os dias a alegria de ser de Deus...como disse Dom Sósthenes, bispo da Diocese de Obala, nos Camarões: “A nossa vida vocacional precisa ser uma constante alegria”, destacou Belão.

O seminarista, aproveitou para agradecer a todos que colaboraram com ida dos sete seminaristas ao Espírito Santo. “De maneira especial, agradecemos todos os servos dos Grupos de Oração espalhados por nossa diocese. Sem a oração e a ajuda de todos, nós não conseguiríamos viver as maravilhas de um RENASEM. Deus seja louvado  pelo sim de vocês. Pelo imenso amor que dispensam por essa obra de Deus que salva vocações”, finalizou  .

HISTORIA .

O Ministério para os Seminaristas surgiu primeiramente com um retiro no mês de julho de 1983, em São Paulo. Foi o primeiro Retiro Nacional de Seminaristas (Renasem). Nos primeiros anos, havia dois retiros nacionais (em janeiro e em julho). Com o passar do tempo, foi discernido que o nacional seria no mês de janeiro e os estaduais/regionais, em julho.

 O Ministério para Seminaristas tem como missão o acompanhamento e a acolhida aos seminaristas que provêm dos Grupos de Oração ou das Novas Comunidades, mantendo assim, viva a espiritualidade carismática nos vocacionados ao sacerdócio.

 O apostolado do Ministério tem duas bases fundamentais: através de Grupos de Oração nos seminários, onde for possível; e através dos retiros de espiritualidade que acontecem nas férias de julho e janeiro. Sendo que, para participar do nacional, é preciso que o seminarista tenha participado do regional/estadual.

 Como os seminaristas possuem um programa de formação integral nos seminários, não possuem tanta disponibilidade para atuar nos eventos e atividades da RCC local. No entanto, frequentemente, auxiliam o Movimento no que se refere à Liturgia em seus eventos, como na adoração ao Santíssimo Sacramento e Santa Missa, ou outras necessidades dos Conselhos diocesanos, estaduais ou nacional. ( Fonte: Site: www.renasem.com.br)

Por Evaldo B.Cunha( Ministério de Comunicação Social) . Colaboração: Eduardo Agusto Belão(Ministério Para Seminaristas).
Compartilhe em suas redes sociais